sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MACHU PICCHU

>MACHU PICCHU
Amanhecemos mais aclimatados com a altitude.
Pegamos o trem para Machu Picchu e viajamos por três horas, finalmente integrados com do grupo do Natal.
Viagem por entre as imensas montanhas e acompanhada pelo Rio Urubamba. Exuberância em toda sua magnitude. Tamanho e quantidade das montanhas, ora de pedras, ora com uma mata virgem de um verde intenso. O rio, de águas límpidas com muitas e coloridas pedras, com suas corredeiras, que pareciam correr mais do que o trem.
Em alguns trechos pudemos observar a rudimentar agricultura do povo, que ainda mantém muitos hábitos dos antigos.
Plantações de milho, nabo, arroz irrigado, batata, cevada, carneiros e algumas cabeças de gado que eles comercializam ainda, à base de trocas.
O artesanato é muito rico. E também, exploram o sal em outra região.
À certa altura, o trem para, anda de ré e troca de trilhos por duas vezes, fazendo um ziguezague em descida, como se descesse uma escada.
Da pequena estação de Machu Picchu até a montanha, seguimos num pequeno ônibus, por uma estradinha sinuosa de dar medo!
E aí, acompanhando nossa guia Mercedes, subimos, descemos e andamos por entre as ruínas Incas, respirando História e aflorando toda nossa espiritualidade.
Realmente impressionante. Voltamos ao nosso ônibus e ao nosso tempo.
Já em Águas Callientes, almoçamos num restaurante típico, ao som da animada música Andina.
Hotel Sumac, uma atração à parte. Decorado em estilo Inca, rico em detalhes e de especial bom gosto. Adoramos ! Jantar aconchegante no hotel. Um Pisco-Sauer, uma Cusquenha ou um bom vinho...
Pela manhã, depois de um café da manhã com vista para o rio e para a montanha, tomamos a Litorina para voltarmos a Cuzco.

De vez em quando, os trilhos se duplicam e os trens se cruzam pelo caminho. Numa das paradas, surgiu um personagem fazendo uma “Dança Sacra”, seguido de um desfile e venda de malhas de alpaca.E já vínhamos tomando um chazinho de coca, nos preparando para a altitude. Fizemos a viagem em duas etapas. De litorina, até Ollantaytambo, e o resto do trajeto, de micro ônibus, passando por uma região de agricultura e ouvindo muitas curiosidades...
Ao chegarmos, nos acomodamos e saímos para conhecer a cidade. Visitamos Igrejas, fizemos comprinhas, terminando o dia num agradável restaurante, cercado de “Gringos” por todos os lados.
Amanhã, começa o Encontro Internacional de Cuzco...
Regininha

blogdamaisbela disse...

Nossa q viagem maravilhosa!!